Remodelação de Fachada

Gaia

Projecto de Alteração de Fachada – Cais da Fontinha

Este projecto constituiu um diferente desafio pois a intervenção concentra-se unicamente na fachada. Os interiores e toda a organização interior são para manter. Esta imagem retrata o conceito inicial da intervenção, criar uma unidade de conjunto, vertical e horizontalmente.

A intervenção na fachada tem como objectivo restabelecer a harmonia e qualidade formal na fachada deste edifício. Percebe-se que ao longo dos anos o prédio foi sofrendo intervenções que lhe retiraram a identidade de conjunto urbano da zona histórica da Gaia.

A remodelação da fachada tem como objectivo eliminar elementos de má qualidade estética como sendo a marquise ao nível do último andar e os “telhados” no rés-do-chão que servem de protecção às portas de entrada.

SOLUÇÃO CONSTRUTIVA
As varandas actuais serão adaptadas, serão instaladas estruturas metálicas que lhes irão conferir maior horizontalidade, trazendo assim para esta alguma memória da linguagem desta frente ribeirinha. As estruturas das varandas serão revestidas com ripado de madeira com tratamento para resistir melhor às condições climatéricas desta zona com forte exposição à humidade.

Anúncios