CONCURSO QUARTEIRÃO AURIFÍCIA

 

 

Concurso Internacional de Ideias – Quarteirão Aurifícia

Concurso promovido pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN)

Este Concurso teve como objectivo principal definir estratégias de regeneração urbana para o quarteirão delimitado pela Rua Alvares Cabral, Praça da República /Rua Mártires da Liberdade, Rua dos Bragas e Rua de Cedofeita e espaço público confinante.

O trabalho a seguir apresentado é o resultado da colaboração com os arquitectos Filipa Figueira, Tiago Vieira e Nuno Neto e foi o 8.º classificado neste Concurso.

A intervenção neste local, pretende abri-lo à cidade e transformá-lo num motor produtor de vivências  que traz até si novas dinâmicas urbanas.

Além da intenção de complementar as redes identificadas como sendo cruciais ao bom funcionamento de uma estrutura como este quarteirão, pretende-se a requalificação da habitação e do edificado existente e a manutenção dos espaços verdes.

As opções programáticas definidas na proposta procuram tirar partido e potenciar o eixo que liga a rua de Cedofeita à estação de metro da Lapa; por outro lado, atrair para o local os alunos dos vários estabelecimentos de ensino que existem nas proximidade, desde o ensino primário ao universitário, em conjunto com instituições de referência da cidade, como a Casa da Música, a Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, a Fundação José Rodrigues, entre outras. Esta relação permitirá activar não só o Quarteirão e as áreas contíguas mas também a cidade entre ele e todas as instituições envolvidas.

Esta comunicação ao nível macro (com a cidade) e micro (no interior do quarteirão) é essencial à sustentabilidade deste tipo de intervenção. Por este motivo, recusando e afastando-nos da retórica de que a cultura não tem retorno económico, a nossa intervenção passa pela proposta de várias actividades que necessitem das restantes para se complementarem. Estabelecendo assim, um circuito interno de relações económicas e sociais que é a base da relação do conjunto com a cidade envolvente.

 

 Intervenção urbana | TIPO

 Porto | LOCALIZAÇÃO

 2013 | ANO

 Concurso | ESTADO

Anúncios